terça-feira, 29 de abril de 2014

Desodorantes são mesmo necessários? Podem não ser...



 Além de conter produtos químicos, podendo causar danos à saúde, uso do produto pode ser desnecessário

a

Atriz acredita que desodorantes são os causadores do mau cheiro

   Depois da polêmica causada pela protagonista da comédia Mulheres ao ataque, Cameron Diaz, 41, que recentemente disse em uma entrevista que há 20 anos não usa desodorante, e que o próprio é causador do mau cheiro nas axilas, resolvi fazer uma matéria acerca desse produto indispensável para a maioria das pessoas. “Eu não acredito em antitranspirante. Ele faz muito mal para você. Nunca mais usei há 20 anos. Se você cheira mal é porque usa desodorante. Deixem isso pra lá, apenas corte os pelos de sua axila”, disse a atriz.
 A maioria, se não todos os sites de notícias do país, fizeram uma confusão na tradução ou interpretação do comentário da atriz. Vou explicar o porquê. Acontece que, primeiro postaram que ela não acreditava em antitranspirantes, depois colocaram que ela disse que desodorante é o causador do mau cheiro. Porém o problema está no fato de desodorante e antitranspirante serem produtos completamente diferentes.
 O desodorante inibe a ação de bactérias causadores do mau cheiro nas axilas, e o antitranspirante, além de inibir a ação das bactérias, evita o suor causado pelas glãndulas sudoríferas na região. Valendo lembrar que o antitranspirante, por ter essas ações, é composto por coquetéis de produtos químicos que podem ser prejudiciais á nossa saúde. Então, quando li as matérias a respeito e a tradução da fala de Cameron, desconfiei se ela não estava usando desodorantes ou antitranspirantes, ou porque se não os dois né? Então eu dei uma olhada na fala original da atriz e o que ela realmente disse está logo abaixo:
"I don't believe in antiperspirant. It's really bad for you. I haven't used it for almost 20 years," "You're stinky, because you use antiperspirant. It keeps all the stink in."
Ela falou antiperspirant (antitranspirante em inglês) nas duas frases, e em nenhuma citou deodorant (desodorante). Não sei se ela só não usa antitranspirante ou desodorante, porém, de qualquer jeito, pode ter se referido aos dois, já que ambos podem ser prejudiciais á saúde (não todos, é claro. Há exceções), mesmo o antitranspirante sendo mais prejudicial.


   A maioria dos desodorantes carrega em sua fórmula o parabeno, substância cancerígena também podendo ser encontrado em shampoos, sabonetes, cremes, dentre outros produtos de beleza e higiene pessoal. O parabeno pode aumentar as chances do desenvolvimento de câncer, principalmente o de mama, além de atingir o sistema endócrino, causando distúrbios hormonais. A polêmica sobre o produto começou quando um estudo científico londrino encontrou quase 100% da substância em tumores de mulheres portadoras do câncer de mama que usavam antitranspirantes. Mesmo muitos estudos ainda serem realizados e os resultados controversos, não vale a pena arriscar né?
   No exterior, o movimento “anti-parabenos” parece ter mais força. A Dinamarca, já baniu o uso da substância em produtos voltados para crianças. Aqui no Brasil, a polêmica foi tanta que, apesar de a substância não ter sido banida, várias marcas de cosméticos começaram a retirá-la da composição de seus produtos. Hoje, é fácil encontrar no mercado produtos livres de parabenos. Pelo menos não consta na embalagem desses produtos que antes utilizavam a composição química. A ANVISA (Agência Nacional de Segurança Sanitária) afirma que as fórmulas comercializadas atualmente que usam parabenos estão sob controle, pois apresentam quantidade dentro dos limites de uso. “Muito se especula acerca de diversos componentes cosméticos e sua segurança, porém sem nenhum fundamento científico ou afirmação plausível”, disse o órgão em nota. Vamos acreditar na ANVISA não é mesmo?



  
Triclosan: outro perigo

Os parabenos não são o único problema, há ainda o tal do triclosan, substãncia bactericida encontrada em desodorantes, antitranspirantes, cremes dentais, e principalmente, em sabonetes líquidos. Depois de encontrar vestígios da substância nos dejetos humanos, cientistas americanos decidiram investigar os possíveis riscos. Aí sobrou para os ratos. Expostos ao triclosan (cerca de 12,5 mg/ kg), os bichos apresentaram uma redução de 25% nas funções cardíacas e, uma hora após o experimento, perderam 18% da força muscular. A pesquisa (em inglês) pode ser conferida no link do jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, no qual a pesquisa foi divulgada http://www.pnas.org/content/early/2012/08/08/1211314109
   Em 2010, a FDA publicou um comunicado alertando o consumidor de que embora o Triclosan ainda seja considerado seguro, ele passará por uma análise mais aprofundada, já que alguns estudos apontam disfunção hormonal por conta do ingrediente. Um estudo de 2006, realizado na Suécia, encontrou concentrações mais altas de triclosan no leite materno de mulheres que usaram sabonete, desodorante e pasta de dentes que continham a substância química. A substãncia é considerada antibactericida, mas foi comprovado que o mesma não mata todas as bactérias (o produto não mata vírus, só bactérias. Então, lavar as mãos com ele não vai funcionar se quiser evitar uma gripe) e em um artigo publicado em 2007 na revista Clinical Infectious Disease, foram analisados 27 estudos que comparavam produtos contendo triclosan ao sabonete comum, e foi descoberto que as pessoas não eram menos vulneráveis à diarreias, tosses, febres e infecções de pele se usassem sabonetes com a substância química. Alguns estudos analisaram especificamente a carga bacteriana nas mãos antes e após a lavagem, e da mesma forma, a maioria não identificou nenhuma diferença entre a capacidade antibactericida de ambos os sabonetes. Mais um produto cercado de puro marketing.... Geralmente, os sabonetes não matam as bactérias, eles somente as retiram das mãos durante a lavagem. Fique longe dos sabonetes antibacterianos (carregados de triclosan) que dizem eliminar com mais eficácia as bactérias do que sabonetes comuns. Alguns especialistas recomendam usar água e sabonete comum mesmo, pois oferecem menos riscos diretos à saúde.




Alumínio: tóxico e principal componente do antitranspirante
  
Os antitranspirantes (sempre me vem em mente aquelas propagandas da Axe, em que sempre tem um cara usando antitranspirantes em spray por todo o corpo, sempre em câmera lenta e o cara todo prazeroso com cara de bobão. Mas o produto não é para ser usado somente nas axilas? Haja dinheiro... tem que ser a cara da riqueza. E aquelas propagandas em que o cara usa o antitranspirante e não sobra lugar na cama de tanta mulher que ele conquistou devido ao
produto... rsssss) como já disse, contém mais substâncias químicas do que o desodorante. Esse mágico produto tem em sua composição, o alumínio, para impedir a ação transpirante, promovendo a diminuição de suor produzido. Quanto mais potente o antitranspirante, mais alumínio contém. Acontece que o alumínio, além de ser cancerígeno (é só pesquisar...), pode desencadear o mal de alzeimer, pois o produto mata os neurônios cerebrais. Pode ainda, promover a queda de QI, limitando sua inteligência e te deixando mais ignorante.

   Alguns estudos sugerem que os compostos à base de alumínio , que são frequentemente aplicadas e deixadas na pele das axilas, perto da mama , podem ser absorvidos pela pele e causar efeitos estrogênicos ( hormonais). Porque o estrogênio tem a capacidade de promover o crescimento de células de cancro da mama , e alguns cientistas têm sugerido que os compostos à base de alumínio em antitranspirantes podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Porém, há controvérsias se os desodorantes e antitranspirantes causam mesmo câncer de mama, seja devido ao alumínio presente, seja devido a outros compostos químicos. Em 2006, pesquisadores examinaram o uso de antitranspirante e outros fatores entre 54 mulheres com câncer de mama e 50 mulheres sem a doença. O estudo não encontrou nenhuma associação entre o uso de antitranspirante e o risco de câncer de mama. Mas cá entre nós, essa pesquisa não poderia mesmo encontrar associações, não tinha nada a ver, pois cada um tem um organismo diferente. Alguns tem mais chances de terem a doença, outros não. E também, o tempo deve ser levado em conta pro desenvolvimento da pesquisa. Uma doença dessas não aparece rapidamente, requer tempo, o que pra cada um é diferente. A pesquisadeveria ter durado mais tempo. Porém, se há muitas pesquisas que associam o uso de produtos de higiene e beleza a doenças, é porque algo deve ter mesmo, e é melhor não arriscar.
  
Veja a composição básica dos desodorantes e antitranspirantes

Desodorantes
ácido salicílico
 ácido bórico
 ácido benzóico
 cloreto de benzalcônio
diclorofeno e hexaclorofeno (derivados fenólicos)

Antitranspirantes
cloreto de alumínio
 cloreto de zinco
sulfato de alumínio
hidroxicloreto de alumínio (cloridróxido de alumínio e cloridróxido de alumínio alantoinado)

Além dos dois produtos poderem conter triclosan, parabenos, ou outras substâncias e conservantes. Mas a lista acima, cita apenas as substâncias básicas de cada produto.


Segundo estudo, desodorante é desnecessário para 80% das mulheres britânicas

   Em 2013, a Veja publicou uma matéria em relação a um estudo britânico que analisou um gene capaz de inibir a ação das bactérias causadoras do mau cheiro nas axilas em cerca de 80% das mulheres britânicas:
   Quase oito em cada dez mulheres britânicas que não precisariam passar desodorante o fazem mesmo assim, concluiu um novo estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. Segundo os autores, essas pessoas não necessitam desses produtos, pois carregam uma variação do gene ABCC11, que faz com que elas não produzam nenhum odor nas axilas. Os pesquisadores acreditam que esse trabalho possa abrir portas para que a genética passe a ser utilizada para facilitar a escolha de produtos de higiene pessoal. “Um teste genético simples poderia poupar alguns indivíduos da compra e do uso de produtos desnecessários e também reduzir a exposição deles a substâncias químicas”, diz Santiago Rodriguez, que coordenou a pesquisa.
   Segundo os autores, a produção de odor embaixo do braço acontece quando o suor produzido pelas glândulas sudoríparas se mistura a certas bactérias. A atividade do gene ABCC11 é um dos fatores responsáveis para que esse odor seja produzido, mas uma variação genética nesse gene o torna inativo. 
   Para realizar a pesquisa, a equipe se baseou nos dados de 6.495 mulheres. A partir de um teste, o grupo encontrou a variação genética no gene ABCC11 em 2% das participantes. Apesar de não precisarem, já que não produzem odor nas axilas, 78% das mulheres britânicas brancas que apresentavam essa variante relataram usar desodorante todos os dias. A pesquisa também descobriu que 5% das participantes que deveriam fazer uso do produto, já que não carregavam a variação genética e que, portanto, produziam odor embaixo do braço, não costumavam fazê-lo.
   Os autores do estudo ainda mostraram que pessoas que carregam essa variação genética também são mais propensas a ter a cera seca no ouvido, e não pegajosa. Ou seja, segundo eles, a verificação desse fator poderia ser um indicador da produção, ou não, de odor embaixo dos braços.
   Se for verdade, poderia a Cameron Diaz carregar esse gene (sei que ela é americana, mas nada a impede de ter heranças genéticas européias, assim, como brasileiros, mexicanos, russos, etc, também podem ter) e por isso não cheira mal? Ou será que a atriz apenas não usa antitranspirantes, mas faz uso de desodorantes, que fazem menos mal à saúde do que os antitranspirantes?
   Seja essa pesquisa com genes válida ou não, há quem diga que parou de usar desodorantes ou antitranspirantes, assim como Cameron, e que nunca mais precisou de usar esses produtos. É o caso de uma entrevistada do programa A Liga, da Tv Bandeirantes, que na terça passada (22 de abril), teve o tema “Rolezinho do sexo, Vida de Crossdreser e Polêmica cabeluda” , e mostrou além de homens que tem o prazer de se vestir de mulher, mulheres que não se depilam há anos. Uma entrevistada do programa disse que não se depila e que isso deixou de desencadear mau cheiro em suas axilas, e que dispensou o uso de desodorantes depois do crescimento dos pelos. Ela garante não ter mau cheiro debaixo dos braços (a repórter do programa não hesitou e resolveu verificar, e confirmou o que a moça disse). Mas pode ser que mesmo se a moça depilasse os pêlos das axilas, e não usasse mais os desodorantes, o mau cheiro não apareceria. Digo isso porque Cameron Diaz disse que só basta cortar os pêlos e parar de usar antitranspirante, que o mau cheiro desaparece. Muitas pessoas relatam que pararam de usar os produtos e nem tem problema com mau cheiro. Eu mesmo quando estou em casa, tomo meu banho e nem uso desodorantes, só quando saio de casa,  e não tenho problemas com mau cheiro. Pode ser que as atividades em casa não motivaram o aparecimento do mau cheiro, o que poderia ocorrer se saísse de casa. De qualquer jeito, eu não vou arriscar por enquanto, e quando o fizer, postarei os resultados aqui no blog.
   E pra quem não pretende arriscar parar de usar desodorantes por uns dias e depois sair de casa para ver o resultado, pode usar produtos naturais ou que não contém substâncias nocivas à saúde. Pelo menos se não conter parabenos, triclosan ou alumínio, já ta bom. De qualquer modo, não tenha preguiça de pesquisar sobre os compostos do seu produto.
a

  

Desodorantes sem alumínio, triclosan ou parabenos

a
·         Desodorante Natural – Livealoe: livre de parabenos, liberadores de formol, sais de alumínio, fragrâncias e corantes sintéticos. O controle do suor e do odor são proporcionados devido às propriedades das plantas utilizadas. Graças ao gel de Aloe vera e à resina de copaíba, o produto evita a aparição de foliculites (inflamação dos folículos dos pelos), e também tem uma potente ação adstringente que regula a transpiração.
·         Desodorante Inteligente 100% Natural – Ervas & Bambu – Essenciall Brasil: desodorizante e refrescante, cicatrizante e restaurador da pele, possui ação antimicrobiana capaz de reduzir mau-odor causado pela decomposição das bactérias, proporciona ação suavizante e hidratante às axilas. Há também a versão sem perfume.
·         Desodorante Sálvia – Weledafragrância refrescante de efeito duradouro. À base de ervas aromáticas como Sálvia, Tomilho e Rosmarinus.
·         Desodorante Wild Rose – Weleda: infelizmente não tem no Brasil, mas está entre os desodorantes naturais mais famosos lá fora.
·         Desodorante Calendula Blossom Natural – Aubrey Organics: outro bem famoso lá fora, mas inexistente por aqui. Promete manter o frescor todos os dias sem irritação. Combate o odor com vitamina E antioxidante, além de calamina e óleos de calêndula. Produto vegan.
·         Desodorante Lavera Fresh – Lavera: desodorantes da linha Lavera Fresh contêm ingredientes vegetais puros de forma segura e eficaz para neutralizar bactérias causadoras de odor. São inúmeras fragrâncias, mas ao que me parece, a mais feminina é a de mel. Vende aqui (o mesmo vendedor tem inúmeras outras fragrâncias disponíveis, caso você não queira essa).
·         Desodorante Lavender & White Tea – Crystal Essence: os desodorantes da Crystal Essence são veganos (sem ingredientes de origem animal), hipoalergênicos, livres de alumínio, triclosan e químicas nocivas. Promete longa duração, controlar o odor por 24 h, não deixar resíduo branco, manchas e sensação pegajosa. Além da versão de lavanda, há outras versões disponíveis.
·         Desodorante Daily Care Baunilha e Laranja da Alva: o cristal alúmen de potássio altamente puro garante grande compatibilidade com a pele e impede por até 24 horas a proliferação de bactérias que geram odores. O extrato de Aloe Vera acalma a pele sensível sob as axilas. É vegan, não contém álcool. Têm também nas versões Coco/limão e Exótico.
·         Desodorante Stick Kristall Sensitivo da Alva: é um desodorante em forma de cristal que chega a durar aproximadamente 02 anos. Ele parece como uma pedra, é translúcido cristalino e incolor. O alúmen de amônio é composto por moléculas grandes demais para serem absorvidas pela pele, por isso o cristal de alúmen transfere proteção para a pele através de uma fina camada na superfície da mesma, evitando a proliferação de bactérias que geram odores. Além disso, a transpiração é levemente reduzida sem entupir os poros. Sem perfume, não contém álcool.
 f
   Soluções caseiras tais como o uso de leite magnésia também são usadas por muitas pessoas. É só colocar o produto num recipiente de desodorante (lavado) e usá-lo durante o dia. Além de evitar o mau cheiro, ele clareia as axilas. Muitos falam do limão, mas este pode manchar a pele. Há pessoas que o usam com bicarbonato de sódio e dizem funcionar (vale lembrar que diversos desodorantes contém bicarbonato de sódio, pois é um ótimo aliado contra as bactérias causadoras do mau cheiro), outras lavam as axilas, passam o limão com auxílio de um algodão, deixam por volta de 20 minutos e tiram com água no banho. Fazendo isso de acordo com a movimentação que a pessoa terá no seu dia, de acordo com os processos que podem desencadear o mau cheiro, tais como práticas esportivas, deslocamentos, etc. Uma outra alternativa, também melhor que o limão, é o uso do bicarbonato de sódio, como mostrado nesse site http://pt.wikihow.com/Fazer-seu-Pr%C3%B3prio-Desodorante-em-Spray
   De qualquer modo, procurar utilizar produtos mais simples, com menos promessas de grandes resultados e efeitos tais como “proteção por 48 horas” (cheio de químicas), e consequentemente menos produtos nocivos à saúde, parece ser o melhor a ser feito. Muitas promessas são puro marketing. É o capitalismo causando o problema e vendendo solução. Prefiro usar meu leite de rosas que tem menos química (e é mais barato).



Eles não usam desodorantes...


Veja alguns famosos que assim como Cameron Diaz, não usam o produto. Alguns chegam a ficar sem tomar banho ou escovar os dentes, ai não tem como não cheirar mal mesmo.

Cauã Reymond


O ator afirmou numa entrevista ao programa “Vamos Combinar” que às vezes não usa o produto, e que o substitui com talco, por ser uma tradição familiar. Porém, revelou que é muito vaidoso e que não vive sem cremes e protetor solar (adianta o quê?).







a

Brad Pitt


O ator revelou que não usa mais o produto por questões ambientais, acreditando que desodorantes e antitranspirantes prejudicam o planetas além de acelerarem o processo de envelhecimento. Sendo ativista do meio ambiente, o ator até mesmo encontrou uma forma de tomar banho menos prejudicial à natureza, substituindo o sabonete por uma combinação de limão, água e  vinagre de cidra de maçã.





a
Matthew McConaughey




 O ator não usa o produto há mais de 20 anos, e também é contra o uso de desodorantes









 
Courtney Cox




A atriz do clássico dos cinemas Pânico, não usa desodorantes, diferente de sua personagem Mônica, do seriado Friends, que era fascinada por limpeza.










Bradley Cooper




O ator de O Lado Bom da Vida, não é fã de desodorantes. A confissão foi feita para a revista Esquire.











Britney Spears



Um ex-segurança da cantora revela que Britney não anda em dia com os hábitos de higiene pessoal. Ele afirmou que a cantora fica dias sem tomar banho, sem escovar os dentes, não usa desodorante e quase não penteia os cabelos. Para um site, o rapaz disse ainda que ela tem problemas de gases.









Leonardo DiCaprio



 Em 2012, uma fonte próxima da namorada do ator na época Erin Heartherton, revelou ao site britânico "Female First" que Erin estaria às voltas com a higiene pessoal do galã. "Leo deixou seu amor pelo meio ambiente controlar seu mundo, o que está matando sua vida amorosa", revelou. "Ele só toma banho umas duas vezes por semana para economizar a água e considera desodorante algo antinatural", contou.













REFERÊNCIAS

2 comentários:

  1. Britney Spears com gases rssssssss

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Sei que este post é antigo, mas estava lendo dias atrás sobre o hábito dos chineses de também não usar desodorante. A maior parte da população também não produz odor nas axilas, tanto que as poucas marcas de desodorante/antitranspirante vendidas lá são estrangeiras e masculinas apenas. Eu mesma suo muito e mesmo assim faz mais de 2 meses que não uso desodorante ou antitranspirante, pois mesmo o melhor antitranspirante não funcionava comigo. E não tive problema algum com odor.

    ResponderExcluir